História


Santuário do Senhor Bom Jesus

Entre os colonos que vieram para essa terra, havia o senhor Theodoro de Assis, homem simples, que num ribeirão, encontrou uma imagem do Senhor Bom Jesus.

O abnegado devoto, contando com o bom senso do patrão, ergueu no terreno de sua casa uma pequena capela de pau a pique, sob a proteção do Senhor Bom Jesus. Mas, o senhor Antonio Pereira Marques insubordinou-se com a atitude de Theodoro que construiu em suas terras a capelinha sem autorização e mandou que a mesma fosse demolida.

O velho Theodoro, não desistiu da luta e então foi procurar o sitiante Lourenço de Godoi, que ofertou à Theodoro um terreno em que poderia construir a capelinha, sendo a mesma erguida onde hoje se localiza o coreto da Praça Bom Jesus. Estes fatos ocorreram durante o ano de 1873, sendo de conhecimento que a  imagem foi encontrada pelo colono no dia 6 de agosto desse mesmo ano, daí a razão da festa do padroeiro no dia 6 de agosto, quando se comemora também a data de fundação da cidade de Monte Alegre do Sul.

E o bairro da Capelinha foi aumentando, sempre ao redor da igrejinha erguida por Theodoro, hoje considerado o fundador do município.

Em 1882, o capitão José Inácio resolveu, com o auxílio dos moradores e devotos, construir uma igreja maior, e assim o fez, no mesmo local onde hoje se situa o Santuário do Senhor Bom Jesus, sendo no mesmo ano nomeado pároco da igreja o padre Alexandrino do Rego Barros, que fundou a primeira escola, sendo ele mesmo o professor.

Um ano mais tarde, o capitão José Inácio, que era poderoso na região, construiu a casa paroquial e um prédio para a escola há pouco fundada, doando-os a Paróquia do Senhor Bom Jesus.